Fonte: Canal Rural
O quadro Giro do Boi Responde desta quinta-feira, 26, tirou a dúvida do pecuarista André Lamberti, de Miguelópolis (SP). Ele tem dúvidas sobre qual é a época certa para aplicar o medicamento que faz as vacas ciclarem mais rapidamente.
O plano dele é turbinar a reprodução de suas matrizes. Ele pergunta também se pode estimular a superovulação das fêmeas no pós-parto.
Segundo o zootecnista Rafael Cassiolato, especialista em reprodução bovina, o tal medicamento chama-se prostaglandina. No entanto, ele só age quando os animais estiverem ciclando.
“O período de ciclo das vacas coincide com quando há maior oferta de forragem. Então, após os primeiros meses de chuva, isso pode ser uma estratégia interessante para para que elas venham em cio e possam ser cobertas pelos touros”, diz Cassiolato.
No entanto, para o especialista outra estratégia interessante é a utilização de protocolos de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). Essa técnica pode ser feita no início das chuvas. Ela antecipa a gestação dos animais e, consequentemente, dos partos. “É uma estratégia melhor do que a aplicação de prostaglandina”, diz o especialista.